A MAIOR PALAVRA DA LINGUA PORTUGUESA.


Até pouco tempo eu achava que a maior palavra da língua portuguesa era:

"pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico" (46 letras)


Mais fazendo uma busca pela internet descobri que tem toda uma norma que considera ou desconsidera as palavras desse ranking:


Palavras não consideradas:

*O plural das palavras não é considerado.
*Termos técnicos usados na química e em outras ciências.


Por exemplo, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras que é uma amalgama de síndromes ou tetrabromometacresolsulfonoftaleína que é um corante usado em reacções químicas. Tais palavras ocupariam o primeiro lugar. Nesse contexto, a maior palavra do mundo seria o nome químico para a proteína conhecida como TININA, que contém 189.819 letras.
O nome científico completo da Titina é a maior palavra de todas as línguas, com 189.819 letras, sendo extremamente superior a outras palavras grandes. Demoraria cerca de 11 horas para ser totalmente pronunciada em velocidade normal. Por ser uma palavra científica, não é introduzida em dicionários e por isso o título de "maior palavra" é dada a nomes comuns grandes.


A palavra pode ser encontrada nesse blog:
http://limaoninja.blogspot.com/2010/05/maior-palavra-existente-e-o-nome.html

 
Nesse caso o ranking que pode ser disputado fica um pouco mais sem graça do que com 189919 letras! Mas... O primeiro lugar fica com.....


1. Anticonstitucionalissimamente, com 29 letras, é a maior palavra do nosso idioma. É um advérbio e descreve algo que é efectuado de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é oposto à constituição.

Outras maiores são:
2. Oftalmotorrinolaringologista, (português brasileiro), com 28 letras, é o especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, no entanto é uma palavra considerada obsoleta. É mais comum a palavra otorrinolaringologista (Veja abaixo).
3. Inconstitucionalissimamente, com 27 letras, é o advérbio de inconstitucional e designa o mais alto grau de inconstitucionalidade. É tida geralmente como a mais longa palavra de língua portuguesa pelo Guinness Book of Records.
 4. Otorrinolaringologista, com 22 letras, é o médico que se ocupa dos ouvidos, garganta e nariz. Inconstitucionalíssimo, com 22 letras, adjectivo, masculino singular, derivação de inconstitucional. Inconstitucionalíssima, com 22 letras, adjectivo, feminino singular, derivação de inconstitucional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...