DOENÇAS E A INFORMAÇÃO NUTRICIONAL.


Os portadores de enfermidades devem ler os rótulos dos alimentos, observando a lista de ingredientes e a rotulagem nutricional para verificar a presença daquele ingrediente ou nutriente que não deve consumir ou que pode consumir em baixa quantidade.


*Doença Celíaca:
Atenção à lista de ingredientes, os alimentos que não contêm glúten, ou seja, que não contém trigo, aveia, centeio, cevada e malte na sua composição devem apresentar em letras destacadas a advertência no rótulo: “NÃO CONTÉM GLÚTEN”, já que são os alimentos permitidos ao consumo de portadores da doença celíaca. Mesmo os alimentos que contém o glúten devem ter a informação destacada em seu rótulo: “CONTÉM GLÚTEN”, podendo ser consumidos por pessoas normais.

*Pressão alta: Atenção ao conteúdo de sódio descrito na informação nutricional dos rótulos. Os produtos “diet ou light em sódio” apresentam baixo ou reduzido teor em sódio. Devem ser evitados produtos que contenham a sacarina e o ciclamato de sódio, que, embora sejam adoçantes, são substâncias que contêm sódio.

*Colesterol alto:
A escolha de alimentos deve ser baseada no conteúdo de gorduras totais, gorduras saturadas e trans. Os produtos para dietas com restrição de gorduras (diet) só podem conter 0,5g de gordura em 100g do produto. Os produtos com baixo teor de colesterol (light) podem apresentar no máximo 20mg de colesterol em sólidos e 10mg em líquidos, em 100g ou 100ml do produto.

*Triglicerídeo alto: Preferir alimentos reduzidos em gorduras e açúcares. Os alimentos diet e light podem ser usados, mas com algumas considerações.
Por exemplo, o chocolate diet em açúcar não tem este ingrediente já que foi elaborado para o consumo das pessoas que não podem consumir açúcar. Em compensação, apresenta mais gordura do que o chocolate convencional, por isto deve ser consumido com moderação. Outro exemplo é o requeijão light, ele tem menos gordura que o original, mas ainda contém gordura, por isso deve ser consumido com moderação.


*Diabetes Melitus:
Atenção aos alimentos com açúcares em sua composição, sendo ele “diet” ou “light”. Os produtos “diet” destinados para dietas com restrição de carboidratos, com restrição de gorduras e com ingestão controlada de açúcares, devem conter a seguinte advertência: “Diabéticos: contém (especificar o mono e/ou dissacarídeo – glicose / frutose / sacarose)”, caso contenham esses açúcares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...